Comunicado aos Sócios: Um ano de Mandato
Cumprido um ano de mandato queremos finalmente dar a conhecer os rostos por trás dos Corpos Gerentes da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos!
Gostaríamos que tivesse sido possível fazê-lo pessoalmente, mas a pandemia limitou os encontros e impôs novas formas de reunião. Ainda assim, nada impediu a APCP de continuar a fazer o seu trabalho: foram muitas as formações online, bem como as reuniões tidas não só entre os corpos gerentes, como também com diversas entidades públicas, como o Ministério da Saúde e a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, ou as iniciativas que a APCP promoveu tentando levar além fronteiras o conhecimento sobre os Cuidados Paliativos e a sua real importância para todos aqueles que deles dependem. Neste sentido, deixamos um agradecimento dirigido aos nossos colaboradores, que desenvolvem o trabalho de secretariado e comunicação da APCP, que connosco fazem o caminho com afinco e dedicação, tornando possível esta missão de uma forma mais eficaz.
Este foi também um ano de mandato especialmente marcado por vários desafios devido à questão pandémica que assolou o país e que afetou de forma inequívoca o desenvolvimento dos cuidados saúde, e em especial a área de Cuidados Paliativos. Esta situação motivou uma atenção ainda mais redobrada a tudo o que ia acontecendo no país nesta matéria, levando a APCP a ter um olhar e uma palavra constante ao longo de tempo no sentido de alertar as entidades competentes e os cidadãos para a importância de serem prestados os melhores serviços nesta área especializada da saúde, nomeadamente numa altura em que milhares de portugueses viram a sua condição de saúde ainda mais fragilizada.
Para continuarmos a garantir a prestação de melhores Cuidados Paliativos é preciso que estejamos ainda mais próximos, para que juntos possamos definir onde a nossa APCP pode e deve estar e dessa forma traçarmos em conjunto o caminho que ainda temos de percorrer para tornar a implantação nacional deste tipo de cuidados uma realidade no nosso país.
A APCP é uma associação ativa, que quer estar presente e ser útil ao desenvolvimento dos cuidados paliativos. Por isso, precisamos dos contributos de todos para que haja mais e melhores acessos a estes cuidados por parte dos cidadãos e também à representação das ideias e propostas dos profissionais que se dedicam a esta área clínica.
Os atuais Corpos Gerentes mantêm total empenho nesta demanda!
Queremos reassumir o compromisso com cada sócio nesta missão de continuar o tão relevante trabalho desta Associação, com a consciência de que é preciso motivar reflexão e sinergias na sociedade para que a literacia e a evidência sobre a urgência do investimento nos cuidados paliativos seja uma realidade com cada vez maior expressão.
Aproveitamos este comunicado para desejar a todos umas FESTAS FELIZES!