Bibliografia & Outros Documentos
A seguinte lista bibliográfica e os documentos disponibilizados nesta página são considerados pela APCP como de grande importância para o cuidar em cuidados paliativos.
Bibliografia
Documentos importantes na área dos Cuidados Paliativos
A tradução deste documento oficial da Associação Europeia de Cuidados Paliativos (EAPC) «White Paper» pretende ser uma contribuição da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, Grupo de Reflexão Ética, no sentido de promover a informação pública, esclarecida, acerca dos conceitos de Cuidados Paliativos, Eutanásia e Suicídio Assistido.
Destaca-se a clarificação dos conceitos das decisões de abstenção ou suspensão de tratamento fútil (DNT) e sedação paliativa. Não são Eutanásia. A Eutanásia e o Suicídio Assistido não fazem parte de nenhum guia terapêutico dos Cuidados Paliativos. O nosso trabalho procura ampliar as redes de suporte em cuidados paliativos, a formação dos profissionais de saúde e a reflexão ética da medicina enquanto "epistemologia moral", logo, procura maximizar a vida e a oportunidade da realização de valores de cada ser humano.
"Se trata de una monografía sobre Espiritualidad en Clínica realizada por el grupo de trabajo sobre Espiritualidad que viene funcionando en el seno de la SECPAL desde el año 2004. En esta ocasión han contado con la colaboración de 37 autores que intentan abordar la dimensión espiritual en el ámbito clínico y ofrecer a todos los profesionales de la salud el fruto de la reflexión, la experiencia y la revisión de estos aspectos. Todo ello desde una perspectiva humanista, integral y trans confesional, enfocada a mejorar nuestra comprensión y atención de las necesidades de nuestros pacientes y sus familias" - SECPAL (Sociedad Española de Cuidados Paliativos)
Esta publicação mostra um desfasamento marcado entre preferências e realidade para local de morte segundo dados de inquérito e mortalidade em 2010, com cerca de metade da população a preferir morrer em casa, enquanto menos de um terço das mortes acontece neste local. Foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação DINAMO - Dinamizar a formação avançada e investigação para otimizar os cuidados paliativos domiciliários em Portugal, do King’s College London, em parceria com o Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra. Foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido lançado no contexto da celebração do Dia Mundial de Cuidados Paliativos, que se comemorou a 12 de outubro de 2013.
Estão aqui disponibilizados os folhetos das conferências proferidas no V Congresso Nacional de Cuidados Paliativos.
Estão aqui disponibilizados os folhetos das conferências proferidas no V Congresso Nacional de Cuidados Paliativos.
Artigo da autoria de Manuel Luís Capelas, publicado na Revista Cadernos de Saúde (Universidade Católica Editora-Instituto de Ciências da Saúde) em 2009, e subscrito pela APCP. Apresenta estruturadamente a proposta, com distribuição geográfica das diversas necessidades de tipologias de recursos humanos e materiais para um adequado programa de cuidados paliativos a nível nacional, servindo como ponto de partida para uma reflexão mais profunda.
Sendo que os números nada contam se por trás não estiverem profissionais de saúde devidamente formados e treinados em cuidados paliativos, como o próprio Plano Nacional de Cuidados Paliativos (2004) o afirma e corroborado por todas as organizações internacionais de cuidados paliativos.
No âmbito das várias tomadas de posição públicas em torno da Eutanásia, por parte de alguns elementos da sociedade portuguesa, o Centro de Estudos de Bioética, julgou-se na necessidade de emitir o seu parecer, que emanou da confluência de opiniões dos seus diversos e reputados membros no que concerne ao âmbito da ética e da bioética.
A International Association for Hospice and Palliative Care, emitiu uma proposta de declaração, de forma a mover influências para que os Cuidados Paliativos sejam incorporados na lista de Direitos Humanos. Tal declaração poderá ser assinada individualmente ou coletivamente, bastando para tal seguir os respectivos links no documento (declaração original) que anexamos.
A APCP como não poderia deixar de ser assinou coletivamente e apelas a todos que a assinem individualmente. Importa lembrar que o tema proposto para o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos não é mais que a Consagração dos Cuidados Paliativos como um Direito Humano.
Elaborado pela Task-Force da EAPC (European Association for Palliative Care) foi apresentado um documento da maior importância para o desenvolvimento dos cuidados paliativos: Recomendações da EAPC para a Formação Pré-Graduada de Médicos em Cuidados Paliativos.
Este guia prático tem por objetivo ajudar, tanto líderes nacionais como médicos, na Europa e em todo o mundo, a desenvolver os serviços de cuidados paliativos no contexto de cuidados primários. Aponta as oportunidades do envolvimento dos cuidados primários na prestação de cuidados paliativos e propõe linhas orientadores para que, nos diversos países, este envolvimento possa ser conseguido de forma eficaz.
O documento conta ainda com hiperligações para várias ferramentas e documentos de interesse, desde estratégias nacional de importação de cuidados paliativos até ferramentas de identificação e acompanhamento de doentes com necessidade paliativas.
O documento foi traduzido por Carlos Seiça Cardoso, Médico de Família e aluno de doutoramento em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, com um projecto relacionado com a criação de um modelo de consulta para doentes com necessidade paliativas em cuidados primários. Encontra-se atualmente a colaborar com o Primary Care Reference Group da EAPC.