A seguinte lista bibliográfica e os documentos disponibilizados nesta página são considerados pela APCP como de grande importância para o cuidar em cuidados paliativos.

Bibliografia

Cuidados Paliativos
Cuidados Paliativos
Robert Twycross, 2.ª edição, 2003, Climepsi Editores ISBN 972 796 093 6 * nível básico, de aplicação prática e útil para consulta rápida
Symptom management in advanced cancer
Symptom management in advanced cancer
Robert Twycross, A .Wilcock 2001, Radcliff Medical Press (3.ª edição) ISBN 1 ? 85775-510-3 * nível intermédio, útil para consulta rápida
Oxford Textbook of Palliative Medicine
Oxford Textbook of Palliative Medicine
Derek Doyle, Geoffrey Hanks, Nathan Cherney, 3.ª edição, 2004, Oxford University Press ISBN 0 19 851 09 85 * nível avançado, referência fundamental
Communication with dying people and their relatives
Communication with dying people and their relatives
Jean Lugton. Radcliffe Medical Press, 2002 *útil na comunicação e apoio à família
Palliative care for non-cancer patients
Palliative care for non-cancer patients
Addington-Hall J., Higginson I., 2001, Oxford University Press
Palliative Care Nursing
Palliative Care Nursing
Sheila Payne ; Open University Press, 2004; ISBN 0 33 521 2433

Documentos importantes na área dos Cuidados Paliativos

Definition and recommendations for advance care planning: an international consensus supported by the European Association for Palliative Care
Carta de apoyo a la Sociedad Venezolana de Medicina Paliativa
Eutanásia e suicídio medicamente assistido: White paper - “Livro Branco”- da European Association for Palliative Care - EAPC
Ver mais

A tradução deste documento oficial da Associação Europeia de Cuidados Paliativos (EAPC) «White Paper» pretende ser uma contribuição da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, Grupo de Reflexão Ética, no sentido de promover a informação pública, esclarecida, acerca dos conceitos de Cuidados Paliativos, Eutanásia e Suicídio Assistido.

 

Destaca-se a clarificação dos conceitos das decisões de abstenção ou suspensão de tratamento fútil (DNT) e sedação paliativa. Não são Eutanásia. A Eutanásia e o Suicídio Assistido não fazem parte de nenhum guia terapêutico dos Cuidados Paliativos. O nosso trabalho procura ampliar as redes de suporte em cuidados paliativos, a formação dos profissionais de saúde e a reflexão ética da medicina enquanto "epistemologia moral", logo, procura maximizar a vida e a oportunidade da realização de valores de cada ser humano.

Plano Estratégico Nacional de Cuidados Paliativos para o Biénio 2017-2018
Documentos e Folhetos das Apresentações Efectuadas no VIII Congresso Nacional de Cuidados Paliativos
Ver mais

Efetue o download das apresentações disponibilizadas pelos oradores no VIII Congresso Nacional de Cuidados Paliativos que decorreu entre 7 e 9 de abril de 2016.

Reflexão da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos sobre o manifesto “Morrer com Dignidade” – Que atuação perante o sofrimento?
Atención integral e integrada de personas con enfermedades o condiciones crónicas avanzadas y pronóstico de vida limitado en servicios de salud y sociales
Ver mais
Despacho n.º 7824/2016 - Criação e Nomeação da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos
The 2015 Quality of Death Index - Ranking palliative care across the world
Ver mais

Relatório do "Economist Intelligence Unit" que apresenta o Ranking dos diversos países do mundo no que respeita aos Cuidados Paliativos e à Qualidade de Morte.

Espiritualidad en Clínica - Monografia SECPAL
Ver mais

"Se trata de una monografía sobre Espiritualidad en Clínica realizada por el grupo de trabajo sobre Espiritualidad que viene funcionando en el seno de la SECPAL desde el año 2004. En esta ocasión han contado con la colaboración de 37 autores que intentan abordar la dimensión espiritual en el ámbito clínico y ofrecer a todos los profesionales de la salud el fruto de la reflexión, la experiencia y la revisión de estos aspectos. Todo ello desde una perspectiva humanista, integral y trans confesional, enfocada a mejorar nuestra comprensión y atención de las necesidades de nuestros pacientes y sus familias" - SECPAL (Sociedad Española de Cuidados Paliativos)

“Preferências e Locais de Morte em regiões de Portugal em 2010”
Ver mais

Esta publicação mostra um desfasamento marcado entre preferências e realidade para local de morte segundo dados de inquérito e mortalidade em 2010, com cerca de metade da população a preferir morrer em casa, enquanto menos de um terço das mortes acontece neste local. Foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação DINAMO - Dinamizar a formação avançada e investigação para otimizar os cuidados paliativos domiciliários em Portugal, do King’s College London, em parceria com o Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra. Foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido lançado no contexto da celebração do Dia Mundial de Cuidados Paliativos, que se comemorou a 12 de outubro de 2013. 

Dor - 5.º sinal vital - Circular normativa da Direção Geral de Saúde
Core competencies for palliative care social work in Europe: an EAPC White Paper
Lei de Base dos Cuidados Paliativos - Lei n.º 52/2012
Manual de Assistência Espiritual e Religiosa Hospitalar
Ver mais

Elaborado pelo Grupo de Trabalho Religiões Saúde, e com publicação patrocinada pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, este manual tem um elevado interesse prático para a abordagem da espiritualidade e religiosidade.

V Congresso Nacional de Cuidados Paliativos: folhetos das apresentações
Ver mais

Estão aqui disponibilizados os folhetos das conferências proferidas no V Congresso Nacional de Cuidados Paliativos.


Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos em Portugal
Ver mais

Artigo publicado na Revista Patient Care (Edição Portuguesa), Volume 14, N.º 152, outubro de 2009, que retrata o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no nosso país.

 

Cuidados Paliativos: Uma Proposta para Portugal
Ver mais

Artigo da autoria de Manuel Luís Capelas, publicado na Revista Cadernos de Saúde (Universidade Católica Editora-Instituto de Ciências da Saúde) em 2009, e subscrito pela APCP. Apresenta estruturadamente a proposta, com distribuição geográfica das diversas necessidades de tipologias de recursos humanos e materiais para um adequado programa de cuidados paliativos a nível nacional, servindo como ponto de partida para uma reflexão mais profunda.


Sendo que os números nada contam se por trás não estiverem profissionais de saúde devidamente formados e treinados em cuidados paliativos, como o próprio Plano Nacional de Cuidados Paliativos (2004) o afirma e corroborado por todas as organizações internacionais de cuidados paliativos.

Eutanásia: Uma Questão Persistente
Ver mais

No âmbito das várias tomadas de posição públicas em torno da Eutanásia, por parte de alguns elementos da sociedade portuguesa, o Centro de Estudos de Bioética, julgou-se na necessidade de emitir o seu parecer, que emanou da confluência de opiniões dos seus diversos e reputados membros no que concerne ao âmbito da ética e da bioética.

Declaracion y Compromiso Conjunto sobre los Cuidados Paliativos y el Tratamiento del Dolor como Derechos Humanos (proposta pela IAHPC)
Ver mais

A International Association for Hospice and Palliative Care, emitiu uma proposta de declaração, de forma a mover influências para que os Cuidados Paliativos sejam incorporados na lista de Direitos Humanos. Tal declaração poderá ser assinada individualmente ou coletivamente, bastando para tal seguir os respectivos links no documento (declaração original) que anexamos.


A APCP como não poderia deixar de ser assinou coletivamente e apelas a todos que a assinem individualmente. Importa lembrar que o tema proposto para o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos não é mais que a Consagração dos Cuidados Paliativos como um Direito Humano.

Comparticipação Alargada de Opióides
Ver mais

Junto anexamos, de forma a divulgar para todos os interessados os despachos 30993/2008 e 30994/2008 (alteração dos despachos 22186 e 22187) que regula a comparticipação alargada de opióides.

Formação Pré-Graduada de Médicos em Cuidados Paliativos - Recomendações da EAPC
Ver mais

Elaborado pela Task-Force da EAPC (European Association for Palliative Care) foi apresentado um documento da maior importância para o desenvolvimento dos cuidados paliativos: Recomendações da EAPC para a Formação Pré-Graduada de Médicos em Cuidados Paliativos.

 

Juramento do Paliativista
Ver mais

Documento que revela o compromisso de todos os que se dedicam ou que se querem dedicar aos cuidados paliativos.

Doloplus
Ver mais

Validação para português, da Escala Doloplus, efetuada pela Enf.ª Hirondina Guarda, no âmbito da dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos.

Conjunto de Fármacos Indispensáveis em Cuidados Paliativos
Ver mais

Documento emanado da International Association of Hospice and Palliative Care, onde consta uma descrição de fármacos considerados, por um grupo de peritos, como indispensáveis à prática de cuidados paliativos de qualidade.

Guidelines for a Palliative Approach in Residential Aged Care
Ver mais

Documento do "The National Palliative Care Program - Australia" (2006).

European Network of Health Care Chaplaincy - Statement on Palliative Care
Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados
Ver mais

Decreto-lei 101/2006 de 6 de junho, que consagra a rede nacional de cuidados continuados integrados.

Programa Nacional de Cuidados Paliativos 2004
Ver mais

Circular Normativa(DGS:13-7-2004) da Direção Geral de Saúde.

Cancer Prevention and Control Resolution
Ver mais

Documento da World Health Assembly.

Nursing Education Recomendations
Ver mais

Guidelines para o desenvolvimento de programas de formação em cuidados paliativos para enfermeiros (documento da EAPC).

Palliative Care - The Solid Facts (OMS)
Better Palliative Care for Older People
Guia de decisões para o cuidador da família
Cuidados paliativos: quando cuidar é um privilégio, Livro de Ann Richardson
Quality health services and palliative care: practical approaches and resources to support policy, strategy and practice - OMS (2021)
A Toolkit for the development of palliative care in primary care
Ver mais

Este guia prático tem por objetivo ajudar, tanto líderes nacionais como médicos, na Europa e em todo o mundo, a desenvolver os serviços de cuidados paliativos no contexto de cuidados primários. Aponta as oportunidades do envolvimento dos cuidados primários na prestação de cuidados paliativos e propõe linhas orientadores para que, nos diversos países, este envolvimento possa ser conseguido de forma eficaz.

O documento conta ainda com hiperligações para várias ferramentas e documentos de interesse, desde estratégias nacional de importação de cuidados paliativos até ferramentas de identificação e acompanhamento de doentes com necessidade paliativas.

O documento foi traduzido por Carlos Seiça Cardoso, Médico de Família e aluno de doutoramento em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, com um projecto relacionado com a criação de um modelo de consulta para doentes com necessidade paliativas em cuidados primários. Encontra-se atualmente a colaborar com o Primary Care Reference Group da EAPC.


Manual de Fisioterapia Neurofuncional em Cuidados Paliativos Pediátricos
Ver mais
Primeira publicação da Rede Brasileira de Cuidados Paliativos Pediátricos.
Cuidando juntos - Cuidados Paliativos Pediátricos
Ver mais

Relatório do Grupo de Trabalho do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde (despachos 8286-A/2014 e 8956/2014)

BESbswy