APCP lança 1º Prémio de Jornalismo em Cuidados Paliativos
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) pretende instituir, em 2023, o 1º Prémio de Jornalismo em Cuidados Paliativos. Consciente da importância dos meios de comunicação social na promoção da literacia em cuidados de saúde e, muito em particular, no esclarecimento e sensibilização da sociedade para o tema dos cuidados paliativos, a APCP deseja incentivar a produção de trabalhos jornalísticos dedicados aos Cuidados Paliativos, através da criação de um Prémio de Jornalismo.
Entendemos que o estímulo à profusão de peças jornalísticas que mostrem a realidade de pessoas com doença complexa, dos seus familiares e dos profissionais que atuam no âmbito dos Cuidados Paliativos, constituirá um importante contributo para a desconstrução de alguns mitos que enevoam o entendimento sobre o que são estes cuidados e qual o seu lugar no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Esta iniciativa que conta com a sua primeira edição em 2023, será subordinada ao tema “A Vida que Nos pertence” e integra cinco categorias a concurso: Imprensa; Rádio; Televisão; Digital e Estudante Universitário.
Com o objetivo de divulgar este Prémio, realiza-se no próximo dia 10 de maio, no Anfiteatro 1 da Unidade Central da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, uma Mesa Redonda, centrada no principal tema que nos move: “Como colocar os Cuidados Paliativos na ordem do dia?" que conta com a participação da Srª Enfermeira Filomena Cardoso, elemento do Conselho de Gestão da Direção Executiva do SNS.
A participação nesta conferência é gratuita mas requer inscrição aqui.