Curso Básico de Cuidados Paliativos em ERPI
Em Portugal, nas últimas décadas, os esforços têm contribuído para o desenvolvimento de novas respostas adequadas às necessidades identificadas. Destacam-se como exemplos, a Rede Nacional de Cuidados e Paliativos. Todavia, as respostas existentes são ainda insuficientes uma vez que não conseguem acompanhar o exponencial envelhecimento da população.
É certo que as Estruturas Residenciais para Idosos, são apresentadas como uma resposta social e não como uma resposta de saúde, contudo os residentes admitidos, nestas instituições apresentam cada vez mais fragilidade, dependência e mesmo necessidade de cuidados para alívio do sofrimento.
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, ao reconhecer esta problemática, apresenta o "Curso Básico de Cuidados Paliativos para Dirigentes e Colaboradores de ERPI" a realizar-se no dia 18 de novembro de 2023, em Montemor-o-Novo. O curso é composto por 2 módulos de 4 horas cada, sendo o primeiro módulo direcionado aos gestores e técnicos das estruturas e o 2º módulo direcionado a técnicos e assistentes operacionais. Não invalida que todos participem nos 2 módulos se assim o desejarem. Tem como objetivo:
- Aumentar o conhecimento no âmbito das boas práticas de cuidados ao idoso institucionalizado com necessidade de cuidados paliativos,
- Refletir em equipa multidisciplinar sobre as alterações sentidas nos últimos anos, e a alteração de paradigma dos cuidados ao idoso institucionalizado, contribuindo para o desenvolvimento de uma visão de cuidados, inovadora e sustentável.
Pretende-se deste modo, munir as equipas multidisciplinares de conhecimentos e ferramentas que permitam ajustar os cuidados às necessidades de cada pessoa: respeito pela dignidade até ao fim, alívio do sofrimento, com o auxílio de ações paliativos, como controlo de sintomas, técnicas de comunicação e trabalho em equipa, permitindo que todos os profissionais se tornem em vetores de mudança, tendo em consideração a importância do envolvimento dos dirigentes/ líderes na motivação das equipas.