Membros do GRES participam na 1ª Escola Internacional de Verão para Formadores em Acompanhamento Espiritual Clínico
Vinte e cinco líderes clínicos de Espanha, Portugal e cinco países da América Latina reuniram-se de 27 a 31 de agosto em Castrojeriz (Burgos) na 1ª Escola Internacional de Verão para Formadores em Acompanhamento Espiritual Clínico. Estas jornadas foram organizadas pelo Foro Iberoamericano de Espiritualidad en Clínica (FIEC), em colaboração com a Fundación Dignia e a Fundación Pía Aguirreche, com o objetivo de trabalhar em conjunto em iniciativas para promover o acompanhamento espiritual no fim da vida.
A APCP marcou presença com a participação de membros do GRES - Grupo de Reflexão e Espiritualidade.
Manifesto que reafirma o valor integral e a dignidade do ser humano
Os peritos, que trabalharam em grupo durante os nove meses que antecederam este encontro, anunciaram a realização de quatro cursos de formação sobre o acompanhamento espiritual no fim da vida. Elaboraram também um manifesto que reafirma o valor integral e a dignidade do ser humano, defendendo cuidados clínicos a nível espiritual que reconheçam e aliviem o sofrimento neste processo.
Neste sentido, sublinham a importância da espiritualidade como elemento universal e humanizador dos cuidados médicos, promovendo a formação e o autocuidado dos profissionais para melhorar a sua capacidade de acompanhamento espiritual. Para além disso, comprometem-se a continuar a desenvolver programas educativos, investigação e estratégias que integrem a ciência e a espiritualidade, e a promover uma abordagem holística na gestão do sofrimento e dos cuidados paliativos.
Compromisso com a formação
Os peritos que participaram na conferência criaram grupos de trabalho para conceber atividades futuras no âmbito do plano de ação, comprometendo-se ainda a prosseguir com a sua formação pós-graduada em Acompanhamento Espiritual na Clínica (que será um mestrado universitário), assim como o seu Curso de Sofrimento (Entender e Atender o Sofrimento na Clínica).
A 1ª Escola Internacional de verão para Formadores em Acompanhamento Espiritual Clínico foi concluída com um acordo para desenvolver as seguintes iniciativas de formação:
- Curso para profissionais de saúde que trabalham num ambiente com uma elevada prevalência de sofrimento (medicina interna, geriatria, oncologia, UCI, urgências, etc.) sobre a Compreensão e assistência ao processo de morrer, com o objetivo de ajudar no diagnóstico deste processo e fornecer ferramentas para a tomada de decisões e cuidados nos últimos dias
- Curso de auto-cuidado para profissionais que trabalham com o sofrimento.
- Um curso de formação em acompanhamento espiritual para voluntários
- Uma linha de investigação para comprovar o impacto do ensino ministrado, bem como para o desenvolvimento de ferramentas que facilitem o trabalho dos clínicos.
Para concluir, iniciaram a conceção de um novo plano estratégico que inclui a expansão da equipa responsável por facilitar o trabalho em rede, tanto a nível nacional como internacional.